top of page

Psicologia & Cérebro

  • Foto do escritorAna Sofia Pita

Coaching

O que é o Coaching?

O Coaching tem com objetivo maximizar o potencial do indivíduo, promovendo o seu desempenho e o seu bem-estar.


Esta intervenção foca-se na mudança de atitudes e comportamentos, a curto-prazo. Para isso, são estabelecidos objetivos e planos de ação, em que o/a Coach (psicólogo/a) ajuda o indivíduo a realizar um percurso entre a sua realidade atual e o estado desejado.


No Coaching o foco está na solução e não no problema. Por esse motivo, o Coaching adequa-se a indivíduos que não apresentam problemas de saúde mental clinicamente significativos ou níveis muito elevados de sofrimento – nesses casos é aconselhada a psicoterapia.


Os pedidos de Coaching focam-se, frequentemente, na gestão do stress, desenvolvimento pessoal/ profissional, gestão de conflitos, controlo emocional, desenvolvimento de relações interpessoais, gestão da carreira, etc. – todos estes temas fazem parte da área de atuação do Psicólogo.


Coaching – Uma moda perigosa?

Hoje em dia é fácil encontrar consultas de Coaching realizadas por indivíduos sem formação em Psicologia.

O Coaching é uma moda perigosa se não for praticado por profissionais devidamente qualificados com uma formação bem estabelecida e rigorosa, um Código de Ética e uma Ordem capaz de regular a profissão.


As estratégias utilizadas no Coaching baseiam-se em técnicas da área da Psicologia, devidamente estudadas e com eficácia comprovada. Por este motivo, o Coaching não constitui uma nova ciência, mas sim uma que já existe: a Psicologia.


É à Psicologia que compete estudar, compreender, avaliar e modificar o comportamento humano. Ainda que o Coaching possa não ser um campo profissional exclusivo dos Psicólogos, os Psicólogos são a referência principal - o conhecimento científico da Psicologia é o pilar do Coaching.” - Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2016


Para garantir que é seguido/a por um profissional da área da Psicologia, pode consultar o diretório que consta no site da Ordem dos Psicólogos Portugueses: https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/membros



Referências:

Grant, A. (2006). A personal perspective on professional coaching and the development of coaching psychology. International Coaching Psychology Review, 1 (50), 12-22.

Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016). Coaching – Parecer OPP. Lisboa

Palmer, S. & Whybrow, A. (2007) (eds.). Handbook of Coaching Psychology. East Sussex: Routdlege.




5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page