top of page

Psicologia & Cérebro

Dicas para aumentar a Autoestima

1. Conhecer-me a mim próprio/a

Dificilmente amamos o que não conhecemos e o mesmo acontece em relação a nós. É importante investirmos tempo a nos conhecer e aprender o que gostamos de fazer, que músicas gostamos de ouvir, que filmes nos fazem rir ou chorar, quais são os nossos valores e crenças. Com alguma regularidade, procure tirar algum tempo sozinho/a e permita-se descobrir quem realmente é e o que gosta ou não gosta de fazer.


2. Dizer “não”

Criar limites é essencial para o amor-próprio. É uma forma de expressarmos como queremos e esperamos ser tratados pelos outros.


3. Conhecer as minhas qualidades e pontos fortes

Muitas vezes estamos tão focamos nos nossos defeitos e pontos fracos que nos esquecemos que também temos qualidade que nos tornam pessoas únicas e cheias de valor.


4. Evitar comparações

Hoje em dia estamos constantemente expostos a outras realidades, sobretudo através das redes sociais. Para o resto da nossa vida, a única garantia que temos é a presença de nós próprios, por isso é importante aprendermo-nos a aceitar tal como somos – não piores nem melhores do que os outros, apenas diferentes.


5. Estar presente

Quantas vezes estamos na correria do dia-a-dia, ou simplesmente à frente do ecrã, sem realmente prestarmos atenção ao que se está a passar à nossa volta e no que estamos a sentir. Para estarmos presentes é importante parar e mudar o foco da nossa atenção para o momento atual sem qualquer julgamento.


6. Dar-me a mim próprio/a uma prenda

Não necessita de ser uma recompensa por algo que tenha feito bem. Aprenda a mimar-se com algo que o/a faça sentir bem. Por exemplo algo que já queria comprar há muito tempo, uma refeição especial, um banho relaxante, um passeio agradável…


7. Aprender a viver com erros e imperfeições

Ninguém é perfeito e todos cometemos erros. Faz parte da natureza humana, por isso, procure aprender com os erros e evite focar-se excessivamente nestes.


8. Desculpar-me por erros passados

Os erros passados, muitas vezes, impedem-nos de gostamos de nós próprios. De que serve o “se eu soubesse?”, “devia ter deito de outra forma”, “se eu pudesse voltar atrás…”. Provavelmente se pudesse voltar atrás faria tudo igual porque não tem o conhecimento que tem hoje em dia. Aprenda a aceitar que não pode mudar o passado, mas ainda tem controlo sobre o presente.


9. Cuidar do meu corpo e da minha mente

Manter um estilo de vida saudável ajudará a sentir-se bem consigo mesmo/a. Procure praticar exercício, comer de forma saudável, beber água e não se esqueça da sua saúde mental! Sempre que sentir dificuldades em lidar com um determinado assunto ou se quiser se focar no seu desenvolvimento pessoal, não tenha medo ou vergonha de contactar um profissional de saúde mental. É importante encontrar um psicólogo/a qualificado e devidamente inscrito na Ordem dos Psicólogos Portugueses.


10. Fazer da diversão uma prioridade

Sentir-se feliz com a vida no geral irá ajudar a manter uma imagem positiva de si e das suas capacidades. Não negligencie a importância de se divertir. Por exemplo, uma vez por semana ponha os auscultadores e cante ou dance como se ninguém estivesse por perto!


11. Escrever os meus sucessos

Por muito pequenos que pareçam ficará surpreendida/o com os sucessos que tem vindo a alcançar. Um sucesso pode ser o simples facto de ter cortado com os snacks logo após as refeições ou o deitar-se mais cedo. Também os sucessos pequenos devem ser celebrados!


12. Permitir-me sentir todas as emoções

Nem todas as emoções são agradáveis, mas todas têm como função transmitir-nos algo. Não negligencie o que as emoções nos tentam dizer e permita-se senti-las, elas fazem parte de si!


13. Aceitar que nem todas as pessoas vão gostar de mim

Um dos maiores entraves ao desenvolvimento de uma boa autoestima é o foco em agradar toda a gente. É impossível sermos nós próprios e fazer com que todos gostem da nossa forma de ser – e está tudo bem nisso! No final do dia, o importante é gostarmos de nós próprios!


14. Rodear-me de pessoas que gostam de mim e que me tratam de forma respeitosa

As pessoas com quem passa o seu tempo dizem muito sobre a forma como se sente em relação a si mesmo/a. Gostar de si próprio, muitas vezes, significa afastar-se de pessoas tóxicas que não trazem nada de bom para a sua autoestima


15. Manter um discurso interno positivo e gentil

O discurso interno é o que dizemos a nós próprios “dentro da nossa cabeça”. Procure falar consigo como fala com alguém que lhe é importante. Não se critique tanto nem chame nomes – provavelmente não faria isso às pessoas de quem gosta e com quem se preocupa!


16. Permitir-me descansar

Não exija demasiado de si. Lembre-se que o importante é dar o seu melhor e para conseguir fazê-lo também é necessário descansar. Priorize o que é mais importante e deixe de lado a culpa de não conseguir fazer tudo.


17. Estar agradecido/a pelas pequenas coisas

Focar-se nos aspetos positivos do seu dia-a-dia, vai ajudar a manter o foco nas suas qualidades. Ao fim e cada dia tente identificar 3 coisas pelas quais se sente agradecido/a (ex.: ter comido a sua refeição preferida, ter estado com os amigos, elogio que o filho lhe fez).




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page