top of page

Psicologia & Cérebro

  • Foto do escritorAna Sofia Pita

Emoções e Regulação Emocional

As emoções consistem numa reação instintiva do ser humano perante estímulos externos ou internos. Todos nós lidamos, constantemente, com várias emoções – algumas vezes lidamos de forma eficaz, outras vezes nem tanto. A verdade é que, sem emoções, as nossas vidas não teriam significado. As emoções têm como objetivo relembrar-nos das nossas necessidades, limites, direitos e levam-nos a agir; potenciam a mudança e permitem-nos saber quando estamos satisfeitos ou insatisfeitos com uma situação.


Nem todas as emoções são fáceis de lidar, e é comum nos sentirmos “sobrecarregados” perante emoções. A desregulação emocional ocorre quando há dificuldade em lidar com determinadas experiências e consequentes emoções. Perante estas situações ativadoras importa termos as ferramentas necessárias para nos regularmos. Muitas vezes, o problema não está em sentir ansiedade, tristeza, medo ou raiva, mas sim, na nossa capacidade de reconhecer estas emoções, aceitá-las e usá-las a nosso favor. Isto pode significar fazer uma pausa, identificar e modificar pensamentos mal-adaptativos, enfrentar um medo, sair de uma situação, entre outros.


O psicólogo é uma importante ajuda na identificação e aceitação destas emoções, fornecendo as ferramentas necessárias para dar um novo significado às situações.




13 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


marco pita
marco pita
Feb 23, 2021

Mto

Like
bottom of page