top of page

Psicologia & Cérebro

Foto do escritorAna Sofia Pita

Reforço vs. Punição

É muito comum ouvirmos os termos reforço e punição indiscriminadamente, muitas vezes sem sabermos exatamente o que significam. Isto ocorre sobretudo no contexto da educação, quando temos aumentar ou diminuir um determinado comportamento em crianças e jovens.

No entanto não é apenas nesta faixa etária que existe reforço ou punição! Os reforços e as punições ocorrem diariamente ao longo do nosso dia, acabando por moldar todos os nossos comportamentos e formas de pensar, muitas vezes sem darmos por isso! Um simples elogio constitui um reforço positivo que tem uma poderosíssima influência na forma como agimos em sociedade. Recebermos uma multa; sermos repreendidos; sentirmos um grande alívio depois de uma apresentação constituem tudo formas de reforço/ punição.


Existem dois tipos de Reforço - Reforço Positivo e Reforço Negativo Os reforços têm sempre como objetivo aumentar a frequência, duração e intensidade de um determinado comportamento ++ O reforço positivo consiste em dar algo positivo após se verificar o comportamento que queremos aumentar. Por exemplo, depois de apresentar um trabalho, receber um elogio sobre as suas capacidades irá aumentar a probabilidade de continuar a haver um esforço para manter o bons resultados -- O reforço negativo consiste em retirar um estímulo desagradável após se verificar o comportamento que queremos aumentar. Por exemplo, retirar a criança da “cadeira do castigo” após ela se ter acalmado ou pedido desculpa


Da mesma forma existem dois tipos de Punição - Punição Positiva e Punição Negativa A punição tem sempre como objetivo diminuir um determinado comportamento ++ A punição positiva consiste em dar uma consequência desagradável após se verificar o comportamento indesejado. Por exemplo, receber uma multa por estacionamento indevido -- A punição negativa consiste em retirar algo agradável após se verificar o comportamento que queremos diminuir. Por exemplo, por não ter realizado um trabalho da escola, o adolescente fica sem acesso à playstation.


O que é mais eficaz? As evidências têm mostrado que é mais fácil modificarmos o comportamento através do reforço (ao invés da punição). No âmbito da educação, para que isso aconteça, devemos selecionar o comportamento que queremos aumentar e reforçá-lo todas as vezes que se verifique.


O/A psicólogo/a pode auxiliar neste processo, ajudando a selecionar comportamentos alvo que devem ser aumentados, estabelecendo objetivos e fornecendo aos pais estratégias para lidarem com os comportamentos mais disruptivos!






10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page