top of page

Psicologia & Cérebro

  • Foto do escritorAna Sofia Pita

Somatização

Atualizado: 26 de mar. de 2021

A Somatização ocorre quando os estados mentais e as experiências são expressos em forma de sintomas corporais. Estes sintomas físicos não apresentam causa médica conhecida, encontrando-se relacionados com fatores psicológicos, geralmente, não identificados ou reconhecidos. Uma das características principais da Somatização não são os sintomas em si, mas sim a forma como se apresentam e como são interpretados pelo indivíduo. Os sintomas são causadores de mal-estar e de pensamentos, comportamentos e sentimentos mal-adaptativos

Causas: Existem vários fatores que podem contribuir para a Somatização, nomeadamente: causas genéticas ou biológicas, experiências traumáticas e estratégias pouco eficazes para lidar com o sofrimento e com as dificuldades. Para além destas, uma das principais causas relaciona-se com a presença de normas sociais e/ou culturais que desvalorizam e oprimem o sofrimento psicológico, dando mais importância ao sofrimento físico. Existe tratamento?

Sim, a Psicologia poderá auxiliar na avaliação, compreensão e tratamento da Somatização.

Na consulta é avaliada a história do indivíduo, os sintomas e as circunstâncias do seu aparecimento e os pensamentos e comportamentos associados. Em conjunto com o psicólogo/a, o indivíduo deverá adquirir as ferramentas para lidar com as situações, levando a uma diminuição dos sintomas físicos.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page